História

O Colégio Arco-Íris não fugiu a essa regra. A Professora Deoclécia Gessi Souza de Oliveira sonhou, idealizou, batalhou em busca de seu sonho e concretizou seu pensamento juntamente com seus filhos e marido quando retornou à cidade de Teixeira de Freitas – Bahia em dezembro de 1988.

Escolheu o nome Arco-Íris por ser alegre colorido e ter um sentido bíblico maravilhoso registrado em Gênesis 9:9-17 “(…) O arco-íris é o sinal do acordo que estou fazendo com todos os seres vivos que vivem na Terra.”

Em 20 de fevereiro de 1.989 foi inaugurada a Escola de Educação Infantil e 1º Grau Arco-Íris, situada à Rua Félix Ramos de Souza, 333 – Centro – Teixeira de Freitas – Bahia com uma sorvetada, apresentando a peça FLICTS de Ziraldo, trabalhando de forma dinâmica as cores do arco-íris.

Neste mesmo ano a Escola começou a funcionar do Maternal à 4ª série, dentro de uma perspectiva educacional sempre voltada para a formação integral do ser humano, nutrindo valores morais e éticos através de uma educação firmada na psicologia da aprendizagem de Vygotsky e na teoria da construção do conhecimento de Piaget.

Com a mudança de nomenclaturas Escola de Educação Infantil e 1º Grau Arco-Íris, passou a ser chamada Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Arco-Íris, firmando parceria com o Sistema de Ensino Dom Bosco.

A partir de setembro de 2007 passa a ser conhecida apenas como Colégio Arco-Íris, visto que Colégio significa uma corporação cujos membros têm a mesma dignidade em busca de um mesmo ideal.

Agora ampliando ainda mais, seus horizontes, passa a trabalhar do Maternal ao Ensino Médio e em homenagem a um dos fundadores do Colégio, recebe o nome de Colégio Miguel Afonso.

Os nomes mudaram, porém, a Instituição continua com a mesma direção, acreditando e trabalhando pelo mesmo ideal, sempre em parceria com o Sistema de Ensino Ari de Sá, o qual também fundamenta suas propostas de ensino nos autores Jean Piaget, Vygotsky, Howard Gardner, Paulo Freire e Pedro Demo, os quais são unânimes no resgate do homem para a vida cidadã.

Missão

O Colégio Miguel Afonso tem como missão educar crianças e jovens na sua totalidade, respeitando sua individualidade e ampliando seu potencial interpessoal, através de uma pedagogia inovadora, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo, amando a Deus sobre todas as coisas e utilizando seus dons para humanizar a Terra.

Visão

Ser um centro de excelência em humanização, ensino e cultura que integre toda a comunidade escolar, busque o crescimento e contribua para a educação integral de crianças e jovens, através de uma pedagogia própria e inovadora que enfatize as competências relacionadas à leitura e à escrita em todas as áreas do conhecimento, contribuindo na formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade justa e fraterna.

• Espiritualidade cristã
  • Inovação